Nutrição no Ciclismo

Nutrição no Ciclismo

As longas jornadas de trabalho atualmente acabam desgastando seu físico e também o psicológico, tornando a população muitas vezes mais preocupada com o descanso. Deste modo, o tempo livre, que poderia ser utilizado para a realização de atividades de lazer e também para a prática de atividade física, perde espaço para afazeres da vida em família, e também para o descanso.

Este estilo de vida é conhecido como o sedentarismo que na literatura pode apresentar várias definições e pode estar relacionada a possíveis agravos a saúde como obesidade, problemas cardiovasculares e outras patologias. Isso nos mostra que seria necessário à realização da atividade física diariamente por pelo menos uma hora continua, no entanto, as várias atividades físicas podem fornecer este dispêndio de atividade física.

Atualmente, o ciclismo deixou de ser um esporte praticado apenas por atletas profissionais, e passou a ser uma opção de muitos praticantes de atividade física e até uma nova escolha para atletas amadores, onde muitos destes acabam até se profissionalizando.

Esta atividade apresenta grande demanda energética e alta exigência física, por tratar-se de treinos e provas que apresentam longas durações e variados níveis de intensidade e dificuldades, devido a percursos variados.

A nutrição é uma ferramenta de extrema importância dentro da prática do ciclismo. O papel do manejo dietético para a melhoria do desempenho e da composição corporal dos praticantes é incontestável, onde muitas vezes é necessária a adequação da alimentação ao tempo de exercício e quando necessário à suplementação.

Além do mais, quando bem orientada e calculada a alimentação pode reduzir significativamente a fadiga muscular e central, dentre as estratégias utilizadas no ciclismo estão o uso do carboidrato, tanto na forma liquida e géis quanto em sua forma sólida, esta estratégia é muito vantajosa, pois a ingestão de carboidratos pode retardar o aparecimento da fadiga e aumentar o desempenho em exercícios de longa duração. As proteínas entram como matéria prima da manutenção, reparação e quando necessária construção de massa magra, que é muito requisitada nesta modalidade, os lipídeos podem auxiliar na otimização do rendimento visto que as reservas de glicogênio são limitadas e podem ser depletadas rapidamente em longos treinos e percursos, sendo essencial na dieta de ciclistas. Desta forma, permitindo que o ciclista pratique por mais tempo e se recupere mais rapidamente do gasto causado pelo exercício.

A partir destas informações, aparece a questão da ingestão inadequada de alimentos pelos praticantes do ciclismo, principalmente aqueles que têm pouca ou nenhuma informação sobre uma alimentação adequada à prática do exercício. Em sua grande maioria tem uma dieta rica em gorduras, açucares e alimentos refinada, e reduzida em carboidratos complexos e fibras. Este distúrbio na alimentação aliado ao exercício de alta exigência física pode gerar alto índice de inadequações nutricionais e possíveis lesões em meio a população, por isso deve se procurar a orientação adequada de um nutricionista para minimizar perdas e maximizar o rendimento tão requerido nesta prática.

 

REFERÊNCIAS

 

ADA-Position of the American Dietetic Association Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. Journal of the American Dietetic Association. Vol.109. 2009. P.509-527

Ferreira, A. M. D., Ribeiro, B. G., & Soares, E. D. A. Consumo de carboidratos e lipídios no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Rev Bras Med Esporte, v. 7, 2001 p.67-74.

Sanctis, F.; Uemera, C.A; Nishimura, C.C; Viebig, R.F. Carboidratos e sua importância no desempenho físico. EFDeportes.com Revista Digital. Num. 141, Buenos Aires. 2010.

Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais de riscos para saúde. Revista brasileira de medicina do esporte, v.15, n.3, p. 3-12, 2009.

 

Sobre o Autor

admin
FOCADO NO MELHOR

MEUS GRANDES PARCEIROS

Estes são meus principais parceiros
CONTATO

FALE COMIGO

Abaixo o formulário de e-mail e meus telefones. Aqui você também pode marcar uma consulta.

Endereço:

Clínica Ciência Palhoça
Rua Caetano Silveira de Matos, 2631
Centro – Palhoça – SC

Telefone:

(48) 9-8436-7771
(48) 3245-5577

Horários:

Seg-Seg 7h00 – 21h00
(Com hora marcada previamente)




VOCÊ ESTÁ PRONTO?

AGENDE UMA CONSULTA DOMICILIAR