Qual tipo de óleo devo utilizar?
Assunto de hoje geralmente é de muita dúvida nos pacientes, irei falar um pouco sobre os principais tipos de óleos, ricos em gorduras que por muito tempo vem sendo condenados, mas que tem grande importância em nossa alimentação!
Mas qual o “melhor” tipo de óleo pra se usar na cozinha e em outras preparações?
Azeite de Oliva: ótima opção o azeite de oliva extra virgem (cuidado, muitas marcas misturam azeite de oliva junto a outros tipos, LEIA O RÓTULO). Ele possui alto teor antioxidante, compostos fenólicos, rico em ácidos graxos monossaturados ( como o ácido oleico, que auxilia na redução do LDL, previne aterosclerose, melhora o metabolismo da glicose e também da pressão arterial). Ao aquecer, estudos indicam utilizar a temperatura de aquecimento inferior aos 180 graus célsius, abaixo desta temperatura ainda se mantém as propriedades antioxidantes.
Óleo de Coco: muito em alta na mídia, este óleo tem sido associado à melhora do perfil lipídico e composição corporal (ele não faz milagre, não caiam nessa). O que acabou elevando seu consumo por pessoas preocupadas com estética e saúde, também acabou sendo consumido com grande frequência, podendo causar prejuízos à saúde se consumido em excesso. Já em relação ao seu aquecimento, o ideal seria não aquecê-lo por muitas vezes, assim evitando a formação de substâncias com efeito tóxico.
O importante é consumir com cautela qualquer um destes óleos, tomar cuidado principalmente na hora da cocção. Dentre estes óleos descritos podemos destacar o azeite de oliva extra virgem como a “melhor” opção para este tipo de uso. Procure um profissional habilitado para melhor orientá-lo.
Comentários